Para reduzir os riscos e os casos de infestação durante uma pandemia, como a do novo coronavírus (COVID-19), medidas como o isolamento social, a restrição e fechamento do comércio são fundamentais e precisam ser cumpridas à risca. É necessária a compreensão e o cumprimento destas medidas e, neste contexto, a questão sanitária é primordial para evitar a propagação do vírus.
Com esta finalidade, a Vigilância Sanitária de Pão de Açúcar, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as orientações, principalmente em lugares com maior fluxo de pessoas, como: feira livre, supermercados, mercados, farmácias, lotéricas, óticas e outros.
O objetivo, além de orientação, é verificar se os estabelecimentos acataram ao decreto municipal, que prevê a suspensão das atividades comerciais, para conter o avanço do covid-19.
Como medida preventiva e por ser uma situação atípica, a Vigilância Sanitária (VS) e as secretarias municipais de Agricultura e Infraestrutura fiscalizaram, durante o dia e, ainda, pela madrugada, a entrada e saída de veículos transportando produtos alimentícios para a comercialização na feira livre.
O resultado desta operação foi considerado satisfatório. Homens da polícia militar vem dando apoio às ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos municipais envolvidos neste trabalho.
Com base nas orientações da ANVISA, a Vigilância Sanitária Municipal preparou material com recomendações técnicas para todos os tipos de estabelecimentos. "A distribuição do material tem ajudado aos donos de estabelecimentos essenciais a organizarem o local, de forma que o vírus não seja disseminado", disse a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Solige Oliveira.
Fotos: Vigilância Sanitária/Cortesia