logo

Semagri Faz Entrega De Boletos Do Garantia-safra Para Mais De 1.200 Agricultores Beneficiados Em Pão De Açúcar

Compartilhe:
Foto
A entrega dos boletos de pagamento do Programa Garantia-Safra 2019/2020, para os agricultores familiares do município de Pão de Açúcar, teve início no dia 13 deste mês. Em Pão de Açúcar estão sendo beneficiados 1.203 agricultores.

Conforme consta nos boletos, o valor do aporte individual de cada beneficiário é de R$ 17,00 reais, para ter acesso ao programa, podendo ser pago até o dia 31 de março, data do vencimento.

Para evitar o deslocamento dos beneficiários para a sede do município, a SEMAGRI, através dos seus técnicos, está realizando a entrega dos boletos nas comunidades rurais e, ainda, em sua própria sede, facilitando, assim, o acesso ao documento.

No último dia 13, data do início da entrega, o técnico agrícola responsável no município pelo Programa Garantia Safra, Rubens Feitosa, e o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Manoel Messias Farias Pinto, realizaram a entrega dos boletos no Povoado Meirus.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste e Norte do Brasil.

O programa tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão.

Uma vez aderidos ao programa, eles passam a receber o benefício quando o município em que moram comprova a perda de, pelo menos, 50% do conjunto dessas produções, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico.

Segundo o secretário Manoel Messias Farias Pinto, o Garantia-Safra é um importante programa de auxílio, pois garante condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda de safra por estiagem ou excesso hídrico. 

Fotos:SEMAGRI/Cortesia

FONTE: ASCOM