Prefeitura De Pão De Açúcar Faz Entrega De Cestas Básicas Para Famílias Em Extrema Pobreza

A Prefeitura de Pão de Açúcar, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou, na última quarta-feira (13), a distribuição de cestas básicas à população em extrema pobreza, mais numerosas cadastradas no CadÚnico/PBF.

São consideradas famílias em situação de extrema pobreza aquelas cuja renda mensal declarada por pessoa é de até R$ 89,00. As famílias já se encontram identificadas pelo Programa Bolsa Família e CadÚnico. E a seleção inicialmente respeita esta condicionalidade.

Neste momento, o Governo do Estado disponibilizou ao município 1.541 cestas básicas, que estão sendo distribuídas para as famílias em extrema pobreza com maior número de integrantes e que tiveram as condições de vida agravadas pela pandemia. A este número devem ser acrescidas mais famílias durante toda a pandemia e as próximas entregas, cujo objetivo é auxiliar a diminuir os impactos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus.

As entregas tiveram início no dia 13 e já contemplaram 356 famílias e continuarão até que todas as famílias identificadas sejam atendidas, sendo priorizadas as regiões mais distantes e cuja vulnerabilidade condicionada seja comprovada através do Portal do CadÚnico. A seleção não tem cunho pessoal, porém, obedece as informações prestadas pela família no CadÚnico.

Os demais grupos familiares que possivelmente não forem contemplados neste momento, mas que passaram, em virtude da pandemia, a necessitar do benefício, desde que não tenham sido atendidos por outros programas do governo (auxílio emergencial e outros), podem efetuar a atualização do seu cadastro ou serem identificadas pela equipe e, após Parecer Social confirmatório, ser incluída para recebimento. Cabe esclarecer que este tipo de concessão é eventual e a família além do cadastro e das condicionalidades comprovadas devem ser acompanhadas pelas políticas de assistência.

A verificação da vulnerabilidade alimentar e social da família é complexa e, por isso, demanda, além de critérios legais, a sensibilidade que a gestão vem tomando para priorizar aqueles que mais necessitam.

"O momento é de unirmos esforços em prol dos que mais precisam. A prefeitura está trabalhando muito para garantir apoio aos munícipes, neste tempo de pandemia, mas, infelizmente, alguns cidadãos ainda prestam um desserviço com informações inverídicas e contrariando toda orientação de distanciamento social dos órgãos de saúde. Sabemos que precisamos abranger o maior número de famílias e a Secretaria de Trabalho e Assistência Social buscará monitorar e ampliar o acesso dos benefícios para aquelas famílias que não forem atendidas de alguma forma por um dos programas", enfatizou o Prefeito Clayton Farias.

É importante destacar que estas cestas básicas foram enviadas à Prefeitura de Pão de Açúcar pelo Governo do Estado de Alagoas, para que a mesma, através da SEMTAS, contemple as famílias em extrema pobreza.

KITS DE ALIMENTOS PARA OS ALUNOS

Segundo informações da Secretaria Municipal de Governo, a partir desta semana, a Prefeitura de Pão de Açúcar, através da SMECETUR, dará início à distribuição de kits de alimentos aos alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino.

É muito importante frisar que esta ação não se trata de entrega de cestas básicas, mas da distribuição de kits de alimentos, os quais serão entregues levando em consideração o número de alunos matriculados por família.

No tocante à merenda escolar, o valor por aluno/mês, repassado pelo Governo Federal (através do FNDE), é de aproximadamente R$ 9,00 (nove reais). E para a distribuição desses kits de alimentos, devido à pandemia do COVID-19 e à paralisação das aulas, o prefeito Clayton Farias autorizou a liberação de uma complementação financeira que corresponde, a três vezes mais, para cada kit, o valor por aluno/mês, para a aquisição dos kits de alimentos a serem distribuídos para os estudantes das escolas municipais.

Fotos: ASCOM/Edivânio Ferreira