Prefeitura Celebra O 3 De Março Com Missa, Hasteamento, Desfile, Inaugurações E Shows

O dia 3 de Março foi marcado, na cidade de Pão de Açúcar, com quatro eventos, além da celebração de uma missa em ação de graças, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

Por volta das 9 horas, na Praça da Matriz, os pavilhões do Brasil, de Alagoas e do Município foram hasteados pelo prefeito Clayton Farias, vereador Venerino Oliveira (presidente do Legislativo municipal) e comendador Pedro Lúcio Rocha (autor dos símbolos oficiais de Pão de Açúcar). Na oportunidade discursaram o presidente do Legislativo e o prefeito.

Secretários e assessores do Executivo municipal, vereadores, representantes da maçonaria, Igreja católica, igreja evangélica, lideranças comunitárias, dirigentes de órgãos governamentais prestigiaram a solenidade, além do ex-prefeito Flavinho Almeida,  ex-primeira-dama Luciana Mariano, ex-deputado e ex-prefeito Cristiano Mateus e o presidente do Instituto Zumbi dos Palmares, Augusto César Andrade Cruz, e outras autoridades.
Logo em seguida, por volta de 10 horas,  foi reinaugurado o Serviço de Fisioterapia  da Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos, que recebeu o nome do falecido servidor da Fundação SESP, Antônio Cardoso Filho.

A solenidade contou com os discursos da secretária municipal de Saúde, Elisberlânia Correia, do neto do homenageado, Antônio Cardoso dos Anjos, que representou sua família; vereador Diomedes Rodrigues, que falou em nome da Câmara Municipal de Pão de Açúcar; ex-prefeito Flavinho Almeida e o prefeito Clayton Farias Pinto.

A fita inaugural foi desenlaçada pelas seguintes autoridades: prefeito Clayton Farias Pinto, secretária Elisberlânia Correia (Saúde), vereador Venerino Oliveira Filho (presidente Câmara de Vereadores), deputado estadual Dudu Ronalça, ex-prefeito Flavinho, ex-deputado federal Cristiano Mateus, Antonio Cardosos dos Anjos (neto do homenageado).

Às 16 horas foi realizado, na Avenida Bráulio Cavalcante, um desfile cívico com a participação de várias escolas da rede municipal, uma escola da rede privada e a Escola Estadual Bráulio Cavalcante. O prefeito Clayton Farias e diversas autoridades municipais assistiram ao belo desfile, no coreto da Praça da Matriz.

Por volta das 18 horas de terça-feira (3), durante as celebrações de aniversário de 166 anos de emancipação política do município de Pão de Açúcar, prefeito Clayton Farias inaugurou a primeira etapa da obra de revitalização da orla fluvial, ato que contou com as participações do ex-prefeito Flavinho Almeida, vereadores locais, antigos moradores da Avenida Ferreira de Novais, a exemplo da anciã Aracy Rego, de 93 anos; Américo Fonseca, de 85 anos; Vânia Gusmão, Vanda Gusmão, Maria Francisca, conhecida como "Maria de Domingão", Sudomélia Pereira, sendo esta última, uma das filhas do mais antigo morador da Avenida Ferreira de Novais, o pescador João Francisco Pereira, conhecido como "João Buzano", que não pôde comparecer ao evento.

Durante a solenidade fizeram uso da palavra: a professora Maria Francisca, que representou os demais moradores da Ferreira de Novais; o presidente Venerino Oliveira (Câmara Municipal), o ex-prefeito Flavinho Almeida e o prefeito Clayton Farias. Todos os oradores destacaram a importância da obra para os moradores e para a cidade de Pão de Açúcar.

Após os discursos aconteceu o desenlace da fita inaugural, que contou com as participações do prefeito Clayton, do ex-prefeito Flavinho, dos vereadores Venerino Oliveira, Diomedes Rodrigues, Ademir do Limoeiro, Isabel Gomes, Tereza Brito e Zé de Duda; dos antigos moradores Aracy Rêgo, Américo Fonseca, Maria Francisca, Vânia Gusmão, Vanda Gusmão e Sudomélia Pereira; do ex-deputado federal e ex-prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Mateus, e do presidente do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Augusto César Andrade Cruz, e do engenheiro César (responsável pela execução da obra).

Dentre os secretários, assessores municipais e outras autoridades e lideranças que prestigiaram a solenidade estão: Alex Soares (Administração), Elisberlância Correia (Saúde), Francisco Andrade Júnior (Trabalho e Assistência Social), João Paulo Porfírio (Finanças), José Antônio Vieira (Educação, Cultura, Esporte e Turismo), Magda Falabretti (Governança), Manoel Messias Farias Pinto (Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Raí Brito (Infraestrutura), Marcela Acioli (Procuradora do Município), Johann Magnus (assessor especial de Cultura e Turismo e presidente da Comissão Municipal de Eventos), Distéfano Lima Brandão (assessor especial de Esporte), Ana Cleide Ferreira (secretariado Gabinete do Prefeito), a ex-primeira-dama do município e ex-secretária da SEMTAS, Luciana Mariano.

Durante inauguração foi feito um minuto de silêncio em homenagem aos  moradores da Avenida Ferreira de Novais, já falecidos.

Logo após o desenlace da fita inaugural, o prefeito Clayton Farias e demais autoridades visitaram as dependências da obra.

Um grande público lotou o local para prestigiar a solenidade e, também, assistir às apresentações culturais e aos shows musicais, no palco da nova orla.

Para os antigos moradores da Avenida Ferreira de Novais, a solenidade foi mais que uma inauguração, isto é, foi a concretização de um sonho que durou quase 50 anos, tornando-se realidade através dos prefeitos Flavinho Almeida e Clayton Farias.

A segunda etapa da obra terá início nos próximos dias, segundo anunciou em seu discurso o prefeito Clayton Farias.

Fonte: ASCON