Encontro para Fortalecimento da Agricultura Familiar no PNAE

Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e integrantes da agricultura familiar de Pão de Açúcar participaram nesta terça-feira, (25), do  Encontro para Fortalecimento da Agricultura Familiar no PNAE. O evento organizado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFAL), aconteceu no Campus Sertão da UFAL, em Delmiro Gouveia.

O objetivo do CECANE é estabelecer a parceria das universidades com as redes de educação pública para executar ações de fortalecimento da alimentação escolar. Assim sendo, os agricultores da Cooperativa CAFISA e da APA-Orgânico visando o intercâmbio com outros municípios, levaram produtos para expor e divulgar.

Utilizou-se uma metodologia interativa e problematizadora, envolvendo agricultores (associações, cooperativas, indígenas e quilombolas), além de representantes de instituições compradoras de alimentos e/ou promotoras de assistência técnica. O apoio ao agricultor familiar, suas organizações e características geográficas são levados em consideração  para que, ao final, todos tenham domínio sobre os procedimentos necessários para a venda e a compra de produtos da agricultura familiar, incluindo documentos solicitados pelo PNAE e legislação de alimentos pertinente.