Covid-19: Feirantes De Outros Municípios Não Vão Poder Mais Frequentar A Feira Livre De Pão De Açúcar

Medida, com validade a partir da próxima feira livre, foi tomada para evitar a entrada de grupos de visitantes e aglomerações na cidade.

A feira livre da cidade de Pão de Açúcar, nesta segunda-feira (23), passou por algumas adequações, em obediência às orientações do Ministério da Saúde e outros órgãos a níveis federal, estadual e municipal, inclusive com base em decretos e portarias governamentais.

Para quem foi fazer compras na feira livre, no dia de hoje, pôde perceber que as bancas que comercializam gêneros alimentícios estavam posicionadas em apenas um lado da via pública, além de estarem separadas por uma distância de, no mínimo, 1,5m (um metro e meio), para que se cumprisse o que ficou determinado pelo prefeito Clayton Farias, após ouvir sugestões do Grupo Técnico do Plano Municipal de Contingência ao Coronavírus.

Já a partir da próxima feira livre, a ser realizada nos dias 29 e 30 (domingo e segunda-feira), está proibida a vinda de  feirantes que residem em outros municípios, sendo somente permitida a presença de feirantes locais e, mesmo assim, os que vendem produtos hortifrutigranjeiros. Esta restrição terá validade de três semanas, podendo ser prorrogado este prazo, a depender da situação.

Esta medida assinada pelo prefeito Clayton Farias tem amparo legal e já foi tomada por diversas prefeituras no Nordeste. O Grupo Técnico do Plano Municipal de Contingência do Novo Coronavírus apoia a decisão do prefeito.

Reconhece-se que esta medida é dura e impopular, contudo, é considerada oportuna e muito acertada  porque tem como finalidade evitar aglomerações de pessoas, além de impedir a entrada de visitantes no município e, ainda, impedir o contato de pessoas de outros centros urbanos com os moradores locais.

Outra medida dura, que passou a vigorar já a partir deste domingo (22), na praia de Pão de Açúcar, foi o impedimento do acesso de turistas e/ou banhistas à beira do rio, bem como o funcionamento de barracas, bares e restaurantes. "A praia está fechada neste momento em que a recomendação é para as pessoas ficarem em quarentena dentro de suas próprias casas, para evitar a transmissão do Coronavírus, pois este inimigo invisível é muito perigoso",  disse o prefeito.

Para melhor conscientizar a população, os integrantes da equipe do governo municipal têm postado e compartilhado nas redes sociais, sites institucionais e até mesmo em carro de som e emissora de rádio muitas informações importantes, cujo objetivo é prevenir a população contra o Coronavírus (COVID 19).

Aglomerações na feira

Nesta segunda-feira (23), aconteceu a feira livre na cidade de Pão de Açúcar. Foi o fluxo de pessoas idosas, mulheres gestantes e até mesmo crianças, provocando aglomerações desaconselhadas neste período tenebroso imposto pelo COVID-19, conhecido como Coronavírus.

Para os profissionais de saúde e outras pessoas que estão envolvidas em grupos que atuam no combate ao COVID-19, a resistência maior,  detectada em Pão de Açúcar, até agora, vem dos idosos, embora  estas pessoas pertencem à faixa mais vulnerável à doença.

A resistência de uma parte da população pão-de-açucarense tem levado as autoridades municipais a pensarem em adotar novas estratégias, para evita que o pior aconteça dentro do município.

Dentro da estratégia de conscientização da população, que vem sendo colocada em prática pelo Grupo Técnico do Plano Municipal de Contingência do Novo

Coronavírus (COVID-19), a secretária municipal de Saúde, Elis Correia, concedeu uma entrevista ao Jornal da Rio, da emissora Rio FM, de Porto da Folha (SE), programa apresentado pelo radialista Jota Wagner, onde ela fez um balanço das medidas preventivas e ações desenvolvidas pela gestão municipal. Durante a entrevista, que durou quase 15 minutos, a secretária Elis Correia mostrou que Pão de Açúcar saiu na frente de vários municípios alagoanos e nordestinos, no tocante à tomada de medidas preventivas.

As novas medidas que estão sendo adotadas serão anunciadas no decorrer desta semana através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura (ASCOM).

Foto: Feira Livre - Reprodução

FONTE: ASCOM